Atendimento Odontológico

 Coordenadora do Setor: Ceres Haele Arnaut

 

  • Catarina Soares de Souza (Odontopediatria)
  • Ceres Haele Arnaut (Cirurgiã Dentista) 
  • Liliane Honorato Gonçalves (Cirurgiã Dentista) 
  • Paulo Sérgio Maffia (Cirurgião Dentista)

 

 A marcação para atendimento Odontológico será feita todos os dias a partir das 07:00h na recepção e a partir das 07:30h por telefone (caso as vagas não tenham sido preenchidas) a consulta será feita no mesmo dia à marcação.

Pacientes que não comparecerem à Consulta marcada, sem aviso prévio, ficarão sem direito a um novo agendamento por um período de 15 (Quinze) dias.

Chegar com 10 minutos de antecedência.

 

 

Informações: 3899-1401

 
 
 
Algumas dicas para se manter uma boa Saúde Oral.
 
      Escova dental:
 
 A maneira correta de proceder a uma boa escovação, é executando movimentos da gengiva para os dentes, nas faces externas (face do dente voltada para a bochecha) e interna (face voltada para a língua), estes movimentos se assemelham a movimentos de “varredura”.
As faces ativas dos dentes, ou seja, onde ocorre a trituração dos alimentos, é a única que deve ser escovada com movimentos de vai-e-vem.
Não devemos esquecer que a superfície da língua também armazena placa, e a sua remoção pode ser feita através de limpadores de língua ou com a própria escova.
O tipo ideal de escovas deve ser o que melhor adaptar à sua boca, lembrando que as de cabeça pequena facilitam o acesso aos dentes posteriores, e elas devem ser substituídas sempre que as cerdas perderem o formato original. Devemos lembrar que a pressão de escovação deve ser suave, e que a escovação deve acontecer logo após a ingestão de alimentos.
 
 
       Fio Dental:
 
O fio ou fita dental é utilizado para remover a placa bacteriana que fica entre os dentes, região de difícil acesso para a escova.
O uso do fio dental exige alguma técnica, e o dentista é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre a maneira correta de usá-lo.
 
Fluor:
 
O flúor é muito importante na prevenção de cárie. Atualmente a maioria das cidades brasileiras possui água fluoredada bem como os cremes dentais.
O flúor presente na água é incorporado aos dentes, dando assim mais resistência ao ataque das cáries e o flúor dos cremes dentais auxiliam a prevenir ainda mais a incidência de cáries, bochechos com flúor só devem ser feitos sob orientação de um profissional, pois é importante definir concentração, freqüência e cuidado.
 
Visita Periódica ao Dentista:
 
Este hábito permite que se crie uma parceria profissional/paciente e assim se desenvolva uma rotina que melhor se adapte a cada um. Só um profissional consegue avaliar se existe necessidade de alguma intervenção, e onde deve ocorrer mudança (hábitos alimentares e rotina de higienização) para obter uma boa saúde oral.
 
       Placa Bacteriana:
 
É o depósito bacteriano mole, mão mineralizado que se forma na superfície dos dentes e próteses, que não são adequadamente higienizadas.
A placa se forma através da colonização pelas bactérias, da película que reveste a superfície dos dentes, esta película é formada por glicoprotéinas, o que facilita a adesão das bactérias e seus subprodutos. Essas bactérias usam o açúcar e outros hidratos de carbono para crescerem e como resultado do seu metabolismo libera ácidos que provocam a desmineralização do esmalte, dando origem às cáries e toxinas que causam inflamações nas gengivas.
È importante esclarecer que uma escovação adequada ajuda a remover a placa das superfícies dos dentes, lembrando que o fio dental remove a placa das superfícies entre os dentes. Por isso é importante o uso combinado dos dois recursos para uma boa higienização.
 
    O Tártaro:
 
O tártaro é formado a partir dos minerais presentes na saliva que combinam-se com a placa bacteriana, formando um depósito duro de aspecto desagradável, a superfície do tártaro abriga bactérias vivas.
A escova e o fio dental não são capazes de remover o tártaro, somente uma profilaxia profissional é capaz de removê-lo.
 
 
 
Fonte: Ceres Haele Arnaut ( Cirurgiã Dentista da Divisão de Saúde da UFV)