Cantinho da saúde

Prevenção em Odontologia...
19/03/15



         
 
Para que a cárie dentária e/ou a doença periodontal surja é necessário a presença de três fatores: o dente, as bactérias, e a dieta, que devem interagir durante um tempo.
Se conseguirmos neutralizar os dois últimos, poderemos manter uma boa condição de saúde oral.
 A melhor maneira de se evitar uma doença é através da prevenção, e se nos empenharmos em combater a placa bacteriana, fazendo uma boa higienização, usando o fio dental e evitando alimentos cariogênicos , estaremos reduzindo os danos. Algo  simples e ao alcance de todos.
 
Baseia-se em tentativas de:           
  • Aumentar a resistência do hospedeiro através de terapia com flúor e selantes oclusais;
  • Diminuir o número de microrganismos que estão em contato com os dentes, através de escovação e uso de fio dental,modificar a dieta, selecionando alimentos não cariogênicos;
  • Reduzir a permanência do substrato na boca, ou seja, remover qualquer resíduo alimentar logo após sua ingestão através da escovação.
Para que a higienização seja efetiva, devemos observar o estado da escova. Sempre que ela estiver com as cerdas abertas, ainda que ligeiramente, deve ser substituída.Tomar cuidado com a gengiva, também é muito importante, pois a integridade dessa estrutura é fundamental para a manutenção da saúde periodontal. Por isso   devemos usar escovas macias.
A frequência da escovação também é muito importante, e deve ser realizada todas as vezes que se alimentar, dedicando um tempo maior à noturna, uma vez que durante o sono a salivação é muitíssimo reduzida e o ambiente fica mais propício às atividades bacterianas. O fio dental também deve merecer uma atenção especial nesse momento.
Os cuidados diários são de responsabilidade do individuo, mas o profissional é figura importante para diagnosticar, tratar e sugerir ações mais adequadas a cada um.

Portanto,consulte seu dentista regularmente, ele saberá dizer sobre sua necessidade e qual a melhor conduta para você!

      Fonte: Catarina Soares de Souza (Odontopediatra), Ceres Haele Arnaut (Cirurgiã Dentista), Liliane Honorato Gonçalves (Cirurgiã Dentista), Nilsa Dias de Aráujo (Cirurgiã Dentista) e Paulo Sérgio Maffia (Cirurgião Dentista)

 


++ ver todos