Laboratório de Análises Clínicas – DSA

Com seus mais de 30 anos, a Divisão de Saúde (DSA) da UFV se tornou uma referência importante de atendimento de estudantes, professores e técnicos da Universidade nas áreas médica, nutricional, odontológica, fisioterapêutica, fonoaudiologia e de enfermagem. O que muitos desconhecem, no entanto, é que a DSA também dispõe de um Laboratório de Análises Clínicas (LACDSA), estruturado para atender 100 pessoas diariamente e realizar mais de dois mil tipos de exames de diferentes áreas, como bioquímica, imunologia ou parasitologia. Essa capacidade, que ficou limitada por um período, voltou com força total a partir de um convênio firmado com a Fundação Facev, em 2017. De lá para cá, o LACDSA retomou seu trabalho com importantes laboratórios de apoio do país, como Hermes Pardini (MG), Diagnósticos do Brasil (PR) e Álvaro (SP), para onde são encaminhados os exames mais complexos.

Nos últimos dois anos, o Laboratório também passou por uma reestruturação física e modernização de suas instalações para oferecer mais conforto e segurança no atendimento. Um exemplo é o ineditismo do LACDSA na adoção do sistema biométrico para cadastramento do paciente. Com esse sistema, não há risco de troca de exames, uma vez que as etiquetas coladas nos tubos de coleta de sangue são geradas a partir da biometria de cada paciente. Aliada a essas mudanças, os usuários do Laboratório ainda têm a vantagem de realizar exames com preços menores em relação aos praticados em Viçosa e região. E a justificativa está no fato de que o Laboratório não tem o lucro como finalidade, já que sua estrutura pertence à UFV e seus nove funcionários – todos graduados e muitos com mestrado ou doutorado – são do quadro efetivo da Universidade.

Para o atendimento, estudantes, professores e técnicos da Universidade podem comparecer ao LACDSA, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, horário de funcionamento do Laboratório. Não há necessidade de marcação. Para todos os exames, é cobrada uma taxa, cujo valor é reinvestido no setor para custeio de matéria-prima, aquisição de aparelhos ou mobiliário. Segundo o responsável técnico do LACDSA, o farmacêutico bioquímico Marcos Rodrigo de Oliveira, o valor da taxa é inferior ao cobrado para a realização de exames em outros laboratórios e, consequentemente, do que também é descontado na coparticipação de quem é associado ao Agros ou a outros planos de saúde.

Exames de alto custo

Embora o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas da DSA seja voltado para pacientes vinculados à UFV, um projeto de extensão possibilitou que outras pessoas tivessem acesso aos seus serviços. Mas isso só é possível no caso de exames de alto custo, como, por exemplo, sorologia para verificação de vírus da dengue, zica e chikungunya. A proposta do projeto Realização de dosagens laboratoriais de alto custo para pessoas não vinculadas à Universidade Federal de Viçosa (UFV), de acordo com Marcos Rodrigo, um de seus idealizadores, é realizar um levantamento desses exames e analisar os impactos dos seus resultados nos possíveis diagnósticos e acompanhamento de doenças crônicas. O responsável técnico do LACDSA explica que o excesso de pedidos de exames complementares costuma inviabilizar a sua realização, seja por escassez de recursos financeiros do paciente, seja por falta de cobertura do Sistema Único de Saúde e dos planos de saúde. Nesse sentido, o apoio do  LACDSA, por meio do projeto, pode trazer respostas mais rápidas e com menor custo para condições clínicas duvidosas, representando, assim, um papel decisivo na conduta diagnóstica.

Para mais informações sobre exames realizados pelo LACDSA, inclusive os de alto custo para quem não tem vínculo com a Universidade, entre em contato pelo telefone 3612-1855 ou pelo e-mail analisesclinicas@ufv.br.