Divisão de Saúde promove ações durante Novembro Azul

Neste mês de novembro, a Divisão de Saúde (DSA) da UFV chama a atenção dos homens para os cuidados com a saúde, incluindo a prevenção ao câncer de próstata. Profissionais da DSA realizarão rodas de conversa em alguns setores do campus Viçosa para informar e dialogar sobre o tema, além de ofertar atendimentos aos homens que desejam realizar uma avaliação mais geral do seu estado de saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, depois do câncer de pele, o de próstata é o tipo mais comum em homens no Brasil e seu risco aumenta mediante alguns fatores como: avanço da idade, histórico da doença na família, sobrepeso e obesidade.

Alguns sinais de alerta, que podem indicar alterações na próstata (benignas ou maligna), são: dificuldade de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

É recomendado que homens acima de 50 anos, mesmo sem sintomas, procurem um urologista para conversar sobre o risco de câncer de próstata. No caso daqueles que possuem fatores de risco importantes para desenvolver a doença de forma mais agressiva (idade acima de 45 anos, raça negra e histórico familiar em parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata), é recomendado atendimento médico para avaliação da situação e indicação dos exames para detecção inicial do problema.

Vale lembrar que na DSA são oferecidas consultas com clínico geral, possibilitando uma avaliação mais ampla da saúde do homem, com atendimentos que ajudam a controlar doenças já existentes e avaliar exames de rotina, possíveis encaminhamentos e atitudes preventivas que promovam saúde e bem-estar.