DSA oferece consultas para prevenção do câncer de mama

Em outubro, mês destinado à conscientização da prevenção do câncer de mama, a Divisão de Saúde (DSA) do campus Viçosa oferecerá consultas às estudantes, servidoras e suas dependentes, para avaliação geral, incluindo coleta de exame preventivo, ou somente avaliação da necessidade de realização de mamografias e encaminhamentos. Vale lembrar que este é o tipo de câncer mais comum nas mulheres (excluindo o de pele não melanoma) e a primeira causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil.

Por isso, segundo a DSA, todas as mulheres devem ficar atentas aos sinais de alerta, como: presença de endurecimento; erosão na pele; vermelhidão; retrações de pele ou afundamento do mamilo; pele com aspecto de “casca de laranja”; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo; presença de nódulos palpáveis nas axilas e veias dilatadas na mama. Na presença desses sinais ou de qualquer outra alteração, caso tenha histórico na família de câncer de mama e/ou ovário em parentes de primeiro grau ou idade superior a 50 anos, a mulher deve procurar um profissional de saúde para ajudar na avaliação.

A Divisão de Saúde ressalta ainda que ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividade física e não fumar são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.